Famosos

Filho da jogadora Hortência Marcari é candidato ao “Oscar” do esporte brasileiro

Filho da jogadora Hortência Marcari  é candidato ao “Oscar” do esporte brasileiro

João Victor Marcari Oliva, 16 anos, primogênito da ex-jogadora de basquete e hoje diretora da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) Hortência Marcari, foi indicado ao “Oscar” do esporte nacional, o Prêmio Brasil Olímpico 2012, conferido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Cavaleiro da modalidade Adestramento, João Victor representa a nova geração de novos talentos do esporte. Ele compete ao Prêmio com os olímpicos Rogério Silva Clementino, 30, vencedor em 2008, e da amazona Luiza Tavares de Almeida, 21, vencedora em 2009, 2010 e 2011.

Ao todo, serão escolhidos os melhores atletas, masculino e feminino, de 43 modalidades olímpicas, além de categorias especiais. A indicação de três atletas por modalidade é feita pela respectiva confederação. A votação, que já está em curso, é feita por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte.

A indicação de João Victor Marcari Oliva ao Prêmio Brasil Olímpico pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) é um reconhecimento ao esforço de uma nova geração de atletas e garantia de evolução da modalidade que ainda é pouco praticada no País. “Meu sonho é disputar uma Olimpíada. O caminho é longo, mas estou me dedicando muito para conquistar uma vaga na equipe que vai representar o Brasil nos Jogos do Rio em 2016. Quero muito repetir o sonho que minha mãe já realizou no basquete”, diz o atleta.

A entrega do Prêmio Brasil Olímpico acontece na noite de 18 de dezembro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Enquanto o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) não anuncia os vencedores, João Victor treina para o próximo desafio: a conquista do penta no Campeonato Brasileiro de Adestramento que acontece entre 23 e 25 de novembro na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo. Desde que estreou nas pistas aos 12 anos, o cavaleiro venceu todos os anos: em 2008 foi campeão Amador; em 2009 foi campeão Mirim, em 2010 e 2011 faturou o título na categoria Junior, e este ano é o candidato favorito da categoria Jovem Cavaleiro.

João Victor convive com cavalos desde criança. Influência do pai, o empresário e criador Victor Oliva. Aos 12 anos, João fez sua estréia nas pistas. No haras da família, a Coudelaria Ilha Verde, em Araçoiaba da Serra (SP), referência na seleção do cavalo Lusitano, encontrou toda a infraestrutra necessária para se desenvolver como cavaleiro ao lado do irmão Antonio Victor, hoje com 15 anos e tricampeão brasileiro no mesmo esporte. Treinando diariamente durante a semana no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo, e nos fins de semana no haras, os irmãos Marcari Oliva também incluíram os cavalos na bagagem das férias. Clínicas e cursos em centros de treinamento na Alemanha e Portugal passaram a fazer parte da programação, além de idas aos principais eventos internacionais, que servem como intercâmbio com atletas de outros países.