Famosos

Morre Stirling Moss, ídolo da Era de Ouro da Fórmula 1, aos 90 anos

Morre Stirling Moss, ídolo da Era de Ouro da Fórmula 1, aos 90 anos Inglês foi vice-campeão quatro vezes e parceiro de equipe de Fangio
Divulgação

O piloto de Fórmula 1, Stirling Crawford Moss, considerado uma das lendas das pistas, morreu neste domingo (12), aos 90 anos, em sua casa em Londres (Inglaterra). O britânico foi quatro vezes vice-campeão mundial entre 1955 e 1958, considerada a Era de Ouro da Fórmula 1. Em 1955, o piloto inglês assinou contrato com a Mercedes, e lá se tornou parceiro do argentino Juan Manuel Fangio, pentacampeão mundial. Stirling Moss somou 16 vitórias em GPs de Fórmula 1, mas também se destacou na tradicional 24 Horas de Le Mans - prova de resistência disputada desde 1923 na França - concluindo o percurso, por duas vezes seguidas, na segunda posição.

Moss mudou a trajetória da Fórmula 1 em 1958, ao vencer o GP da Argentina, pilotando um o carro T43 da Cooper, o primeiro modelo com motor traseiro da história da modalidade. Antes, as corridas eram dominadas por veículos de propulsor dianteiro. No mesmo ano, Moss ganhou o apelido de gentleman (cavalheiro) da Fórmula 1, por um gesto de fair play (jogo limpo) que, no final, o impediu de se tornar campeão mundial. Embora tivesse vencido o circuito de rua do Porto (Portugal), que o colocou na liderança da temporada - faltavam apenas duas provas para o término - o britânico não se furtou a defender Mike Hawthorn, da Ferrari, punido com a desclassificação após dirigir em mão invertida.

Hawthornm havia rodado na pista e saiu do carro para empurrá-lo, até que o motor ligasse, possibilidando sua volta à corrida. Stirling Moss já havia cruzado a linha de chegada e pôde observar todo o ocorrido. Ele testemunhou a favor de Hawthorn, argumentando que o colega se encontrava fora da pista ao religar o carro e, portanto, não teria cometido infração alguma. Os juízes retiraram a punição e devolveram os quatro pontos a Hawthorn. Naquele ano, o pilto da Ferrari se sagrou campeão mundial, por apenas um ponto de diferença em relação a Stirling Moss.

Em 1962, aos 31 anos,o piloto britânico se despediu precocemente das pistas, após sofrer um grave acidente no circuito de Goodwood (Inglaterra): depois de um mês em coma, Moss ficou quase um ano e meio parcialmente paralisado. Stirling Moss faz parte do Hall da Fama do Automobilismo, no Alabama (Estados Unidos) e também foi condecorado com o título de Cavaleiro do Império Britânico.

O piloto faleceu neste domingo, lutando contra uma doença prolongada. Em dezembro de 2016, quando passava férias em Cingapura, o ex-piloto permaneceu 134 dias hospitalizado devido a uma infecção pulmonar.