Gente

Hélio Lopes, uma vida dedicada às causas maiores de Alagoas

Hélio Lopes, uma vida dedicada às causas maiores de Alagoas

Uma vida dedica às causas maiores de Alagoas. Assim podemos definir a trajetória do penedense Hélio Nogueira Lopes, médico e homem público que chega aos 89 anos de idade nesta quinta-feira, 10 de novembro, depois de pautar toda a sua vida pela firmeza de caráter, competência e honestidade no trato da coisa pública. Filho do casal Edmundo Lopes e Elisa Nogueira Lopes, o menino nascido em Penedo, estudou na Escola Particular de Maria Galindo Campos (Dona Mocinha), cursando posteriormente o primeiro grau menor no Grupo Escolar Gabino Besouro. Já o primeiro grau maior, Dr Hélio como seria mais tarde conhecido em todo o estado de Alagoas, cursou no tradicional Colégio Tobias Barreto na capital sergipana.

O curso suplementar (que existia na época) foi feito no Recife, onde cursou medicina até o 3º ano. Formou-se médico no Rio de Janeiro, onde se especializou com o famoso pediatra Rinaldo de Lamare. Durante décadas manteve em Penedo seu consultório como médico pediatra. Casou-se com Maria Pereira Lopes e da união nasceram os filhos Claudia Lopes Gonçalves, Ronaldo e Ricardo Pereira Lopes. Iniciou na vida pública em 1956, quando foi eleito prefeito da cidade pelo voto direto dos penedenses, representando na ocasião o Partido Trabalhista Nacional (PTN) e a União Democrática Nacional (UDN).

Durante seu mandato, Dr Hélio Lopes instalou em Penedo a Companhia Telefônica com 400 linhas, sendo o serviço inaugurado como semi-automático em 22 de fevereiro de 1960. Foi no governo de Dr Hélio que Penedo passou a ser o primeiro interior de Alagoas a receber energia de Paulo Afonso, sendo toda a rede de postes de madeira substituída por cimento armado. Foi também no governo Hélio Lopes que os bairros Oiteiro e Barro Duro, hoje, Senhor do Bonfim e Santa Luzia foram eletrificados. Nessa época também foi feito o aterro, drenagem e urbanização com calçamento da chamada ‘Baixa da Lama’, atual Largo de Fátima.

Durante os cinco anos que conduziu os destinos de Penedo, concedeu aumento ao funcionalismo público e abono de natal, assegurando a cada trabalhador o direito de ter um lote de terreno para a construção da casa própria. Foi no mandato de Dr Hélio que foi criado o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), regulamentado por lei municipal. Em 1958, o então prefeito recebeu na cidade o bispo Dom José Texeira de Souza e em 1959, às 15 horas, instalou a Emissora Rio São Francisco de Penedo, primeira rádio do interior alagoano, que passou a operar em onda tropical em 4.915 KHz. Atualmente a emissora opera em onda média com 1.490 KHz.

Deputado estadual por três vezes, Hélio Lopes também deixou sua marca nos anais da Assembleia Legislativa de Alagoas como parlamentar que nunca legislou em causa própria. O auge de sua carreira como homem público chegou junto com o cargo de Secretário de Estado da Saúde no governo de Divaldo Suruagy, quando a escolha do secretariado tinha tanta importância quanto a própria eleição. Ao longo dos quase 60 anos de vida pública, Dr Hélio ocupou diversos cargos e nunca se utilizou deles em proveito pessoal. Apaixonado por seu torrão natal, o médico que chega aos 89 anos de idade neste dia 10 de novembro de 2011, fala forte quando se trata o soerguimento de Penedo como importante pólo turístico do Baixo São Francisco, e se emociona com as conquistas que marcaram época e fizeram de Penedo um dos mais importantes pólos econômicos da região, chegando a fazer comércio com o Centro-Sul do Brasil e até com a Europa.